Bispo do Paraná visita missão do Regional Sul 2 da CNBB em Bafatá, Guiné Bissau

O bispo de Paranavaí (PR), dom Mário Spaki, referencial da Missão no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), está em visita à diocese de Bafatá, na Guiné Bissau, onde é mantida a Missão São Paulo VI. Nesses dias, a diocese vive momentos especiais com o encerramento do ano letivo da escola e a ordenação do novo bispo.

 

Dom Mário e o padre Francisco Gecivam Vieira Garcia, da arquidiocese de Maringá, desembarcaram na Guiné-Bissau na quinta-feira, 26, para uma visita de 12 dias. Durante a programação, eles participam da inauguração do Centro de Recuperação Nutricional, do encerramento do ano letivo da Escola da Missão e da ordenação episcopal do novo bispo de Bafatá, dom Victor Luís Quematcha, no último sábado. 

 

Novo bispo

Dom Víctor Luís Quematcha nasceu em 27 de abril de 1967 em Cumura, Bissau (Guiné-Bissau). É frade da Ordem dos Frades Menores. Estudou filosofia e ciências humanas no Instituto Salesiano em Lomé (Togo) e graduou-se em Teologia no Seminário Maior de Anyama em Abidjan (Costa do Marfim). A profissão religiosa na Ordem dos Frade Menores foi em 1997. Foi ordenado sacerdote em 2 de maio de 1998, em Nhoma (diocese de Bissau). Ele exerceu diversas funções e, antes do episcopado, exercia a função de Definidor Geral dos Frades de São Francisco de Assis para a África.

A celebração de ordenação episcopal, no último sábado, aconteceu em frente à Catedral Nossa Senhora da Graça, em Bafatá, e foi presidida por dom Waldemar Sommertag, núncio apostólico de SenegalMauritâniaCabo Verde e Guiné-Bissau. Concelebraram bispos da Guiné-Bissau, de Senegal, de Cabo Verde, de Portugal e também do Brasil.  

 

 

Karina de Carvalho Nadal | Jornalista da CNBB Sul 2

 

Publicado por: https://www.cnbb.org.br/bispo-do-parana-visita-missao-do-regional-sul-2-da-cnbb-em-bafata-guine-bissau/