Na tarde do último sábado, 21 de maio, o núcleo da CRB de Cuiabá e Várzea Grande se reuniu, no Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), para fazer a “escuta” das partilhas suscitadas a partir das respostas ao questionário para a construção do Sínodo/2023.
As Comunidades Religiosas, tendo já feito em suas respectivas casas, as reflexões sobre a Sinodalidade, enriqueceram esse momento de compartilhamento e roda de conversa.
Além, é claro, das ricas e oportunas contribuições acerca das perspectivas Sinodais de comunhão, participação e missão, o encontro foi marcado por uma bela experiência de convívio e muita fraternidade.
A presença de Dom Mário Antônio, pela primeira vez junto à Vida Consagrada da Arquidiocese, trouxe muita alegria, revelou proximidade, expressou atenção e valorização, bem como reascendeu a esperança em todos/as os/as participantes.
Cada Congregação pode se apresentar e partilhar algum aspecto forte do seu Carisma. Isso ajudou ao Arcebispo ir conhecendo as Congregações Femininas e Masculinas que estão presentes e atuando no território da Arquidiocese de Cuiabá.
Também foi uma oportunidade para quem quisesse, expressar e dirigir a Dom Mário algumas palavras acerca dos desafios enfrentados, enquanto Vida Religiosa, bem como externar as expectativas que brotam a partir deste tempo de transição.
Dom Mário, como um pai/irmão, acolheu a todos/as, manifestou gratidão pela presença e testemunho das Congregações Religiosas, bem como transmitiu a sua mensagem de ânimo, esperança e desejo de caminhar juntos.
Além de tudo isso, a tarde foi marcada por momentos de oração e também de confraternização. E, claro, muita alegria pelo reencontro fraterno.
Com informações: Comunicação Regional Oeste 2