Por Renan Dantas
“Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce.”
(Papa Francisco)
Um mundo em constante transformação, o Papa Francisco e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) têm feito ecoar uma mensagem crucial: cuidar da casa comum, nosso planeta. Neste Dia da Árvore, vamos ouvir as palavras inspiradoras do Papa Francisco, bem como assumir o compromisso da CNBB, enquanto refletimos sobre a importância de preservar o nosso lar, a Mãe Terra.
Foto: Renan Dantas
O CHAMADO DO PAPA FRANCISCO:
O Papa Francisco tem sido uma voz incansável na defesa do meio ambiente, de uma ecologia integral. Suas palavras ecoam como um chamado à ação para cuidar de nossa “casa comum”. Em sua encíclica “Laudato Si'”, ele nos lembra de nossa responsabilidade de proteger não apenas a natureza, a criação, mas também as gerações futuras. “Cada criatura tem uma função e nada está fora do conjunto harmônico que Deus nos propôs”, disse o Papa.
A CNBB E SEU COMPROMISSO:
No Brasil, a CNBB também adotou uma postura proativa em relação à questão ambiental. Eles têm enfatizado a necessidade de ações concretas para proteger o meio ambiente, a biodiversidade e as comunidades mais vulneráveis. A Igreja no Brasil tem trabalhado em parceria com organizações e comunidades locais para promover práticas sustentáveis e conscientizar sobre a importância da casa comum.
A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA CASA COMUM:
A necessidade de cuidar da casa comum nunca foi tão urgente. O aumento das mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a degradação ambiental representam ameaças reais à nossa existência e à de futuras gerações, veja o caso da tragédia no Rio Grande do Sul. Cada ação, por menor que seja, pode fazer a diferença. Plantar uma árvore, economizar energia, reduzir o desperdício – todas essas ações contribuem para preservar nosso planeta.
Foto: Renan Dantas
CELEBRAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE:
Hoje, celebramos o Dia da Árvore com um lembrete de que as árvores são fundamentais para a vida na Terra. Elas purificam o ar, fornecem habitat para a vida selvagem e desempenham um papel vital na estabilização do clima. Vamos honrar este dia plantando árvores, promovendo a conscientização ambiental e adotando práticas sustentáveis.
O chamado do Papa Francisco e o compromisso da CNBB nos recordam que somos todos guardiões da casa comum que compartilhamos. Preservar nosso planeta não é apenas um dever moral, mas também uma necessidade para garantir um futuro sustentável. Neste Dia da Árvore, unamo-nos na missão de cuidar da Terra, protegendo-a para as gerações vindouras.
.
.
.
Com informações: Renan Dantas