A Diocese de Guanhães celebrou neste sábado, 08/07, a Ordenação Episcopal de Monsenhor Jacy Diniz Rocha, nomeado Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres, no Mato Grosso. A Celebração Eucarística e Sagração Episcopal foi realizada na Catedral São Miguel, em Guanhães, com o bispo ordenante Dom Emanuel Messias de Oliveira, da Diocese de Caratinga, e com os bispos co-ordenantes Dom Marcello Romano, da Diocese de Araçuaí e Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo da Diocese de Guanhães.
A posse de Dom Jacy como bispo da Diocese de Cáceres acontecerá no próximo sábado, 15 de Julho, às 19h na Catedral São Luiz de Cáceres. Na celebração deste sábado estiveram presentes dezenas de padres de várias diocese do País, centenas de católicos e leigos, além dos seguintes bispos arcebispos: Dom Darci José Nicioli (Arcebispo de Diamantina/MG), Dom Milton Antônio dos Santos (Arcebispo de Cuiabá/MT), Dom Zanoni Dementino Castro
(Arcebispo de Feira de Santana/BA), Dom Josfá Menezes da Silva (Bispo de Barreiras/BA), Dom José Vieira de Lima (Bispo Emérito de Cáceres/MT), Dom Eraldo Bispo da Silva (Bispo de Patos/PB), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo de Alagoinhas/BA), Dom José Carlos Brandão Cabral (Bispo de Almenara/MG), Dom José Aristeu Vieira (Bispo de Luz/MG), Dom José Ronaldo Ribeiro (Bispo de Formosa/GO), Dom Neri José Tondello (Bispo de Juína/MT) e Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo Auxiliar de Belo Horizonte/MG)
Breve Histórico
Pe. Jacy Diniz Rocha é Filho de José Neto Rocha (falecido) e Eunice Silva Diniz Rocha, nascido no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, Minas Gerais, aos 29 de Agosto de 1958. Foi batizado no mesmo ano na Cidade de Dom Joaquim. Estudou o primário na Escola Estadual Major Lermino Pimenta no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista. Estudou no Seminário de Diamantina por três anos. Em 1975 transferiu-se para Brasília e dois anos depois entrou para o Seminário Nossa Senhora de Fátima onde concluiu o segundo grau e o curso de Filosofia.
Numa missão de férias, conheceu a Diocese de Barreiras e, como seminarista, nela pediu ingresso em 1981. Estudou dois anos no Seminário da Barra, BA e por fim, concluiu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte. Foi ordenado Diácono no dia 10/12/1983 na Catedral São João Batista pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger. Em março de 1984 concluiu a convalidação de sua licenciatura em Filosofia e no dia 26/05/1984 foi ordenado Presbítero no distrito de Nelson de Sena, São João Evangelista, pelo Bispo Diocesano de Barreiras.
Na Bahia trabalhou na cidade de Tabocas do Brejo Velho, no Bairro de Barreirinhas em Barreiras, no Bairro Sandra Regina em Barreiras, na cidade de Formosa do Rio Preto e na cidade de São Desidério. Assumiu várias atividades Diocesanas como a Pastoral Vocacional, a Cáritas, a Pastoral do Menor, a Coordenação de Pastoral e a Representação do Clero.
Com o objetivo de fazer um tratamento continuado em Belo Horizonte, pediu incardinação na Diocese de Guanhães, MG e em julho de 2003 foi acolhido pelo Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira e seu presbitério. Na sua Diocese de origem, trabalhou nas cidades de Ferros, Virginópolis, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, Guanhães e Coluna, onde é Pároco atualmente. Entre os serviços desenvolvidos na Diocese de Guanhães, destacam-se a Coordenação Diocesana de Pastoral, o Colégio dos Consultores, a Pastoral Presbiteral e a Coordenação da Escola Diocesana de Teologia Pastoral.
Fonte: vidanovafm.com.br