O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, abre, nesta terça-feira, 12 de maio, o Seminário online Eleções 2020, promovido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Com programação até quinta-feira, 14, o evento gratuito irá debater as eleições municipais deste ano e também tem como meta arrecadar doações para as pessoas em situação de rua nacidade de Manaus (AM).
A fala de dom Walmor deverá estar relacionada ao Pacto pela Vida e pelo Brasil, assinado no dia 7 de abril por seis entidades e que recebeu o apoio de dezenas de outras instituições da sociedade civil. O situa o tempo atual brasileiro como “grave crise – sanitária, econômica, social e política”, o qual exige o “exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis”.
A CNBB foi uma das entidades que articulou a construção do documento que ressalta a “união de toda a sociedade brasileira” e que afirma: “Não deixaremos que nos roubem a esperança de um futuro melhor”. Leia o Pacto pela Vida e pelo Brasil.
O evento acontecerá das 19h às 21h, nos três dias. Serão três mesas de debates com seis palestras. Na terça-feira, quando dom Walmor abre o evento, haverá debate sobre Lei da Ficha Limpa e igualdade de gênero na política. Para quarta, os temas são Tecnologia e Integridade eleitoral e “O que vale na pré-campanha eleitoral”. No último dia de seminário, haverá debate sobre Desinformação nas eleições e prestação de contas de campanha eleitoral.
As exposições serão realizadas por especialistas e doutores em Direito, juízes, dirigentes de entidades da sociedade civil, que ajudarão a debater sobre as eleições municipais deste ano, abordando temas como a participação feminina, o combate à corrupção, o uso de tecnologia e à desinformação (fake News) nas eleições.
“Além de trazermos convidados renomados para discutir uma temática imprescindível para a democracia brasileira, vamos ajudar uma organização que está atuando diretamente no combate ao coronavírus em Manaus, no apoio e assistência à população em situação de rua”, destacou o diretor do MCCE Luciano Santos.
Um dos objetivos do evento também é arrecadar doações para as pessoas em situação de rua que estão desemparadas em Manaus. A organização pretende que cada doação seja revertida na aquisição de luvas, máscaras, álcool 70%, material de limpeza e de higiene pessoal, alimentos e roupas infantis e adultas.
Com o mote “Combatendo a corrupção e ajudando a quem necessita”, o seminário promove a hashtag #UnidosporManaus e incentiva doações a partir de R$10 reais, as quais podem ser efetivadas por meio do link: https://apoia.se/unidospormanaus
Para mais informações, como programação completa e palestrantes, e realização de inscrições, acesse a página do Seminário online do MCCE.