04/07/2023 Encontro Anual da Pastoral Carcerária no Regional Oeste 2 é realizado em Cuiabá

Por Ana Cláudia Pereira e Silva

Nos dias primeiro e dois de julho, aconteceu Encontro Anual da Pastoral Carcerária no Regional Oeste 2, sediado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Cuiabá. O encontro reuniu representantes da Pastoral Carcerária de todas as dioceses do Regional, em um momento de reflexão, troca de experiências e definição de diretrizes para o trabalho nesta importante missão.

Sob a condução do Padre Almir José de Ramos, Vice-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional e assessor do encontro, diversas questões relacionadas à saúde no sistema prisional foram abordadas, incluindo o delicado tema do adoecimento no ambiente do cárcere, saúde mental e a saúde tanto do homem quanto da mulher encarcerados. O padre compartilhou sua vasta experiência e conhecimento, enriquecendo os debates e aprofundando a compreensão sobre essas questões tão cruciais.

O encontro contou com a presença de membros veteranos da Pastoral Carcerária, bem como de pessoas que participaram pela primeira vez. Uma presença marcante e especial foi a dos nossos irmãos da Prelazia de São Félix do Araguaia, convidados do Regional Norte 3, que compartilharam suas experiências e enriqueceram as partilhas com sua contribuição valiosa.

Com o tema “Jesus é o nosso futuro”, o encontro destacou algumas das conquistas mais significativas dos últimos quatro anos em nível regional. Além disso, foi o momento de eleger a nova equipe para a coordenação estadual e regional no período de 2023-2027. O pleito reelegeu a coordenadora Ana Cláudia Pereira e Silva;  Frei Denilson Gomes da Silva, da Congregação dos Frades Menores Missionários, para assumir a vice-coordenação; e Dr. Mateus Rondon e Silva, agente de pastoral da Arquidiocese de Cuiabá, como secretário. A nova equipe assume imediatamente a gestão da Pastoral Carcerária Regional Oeste 2, assessorada pelo Padre Reinaldo Braga Junior, que também foi reconduzido na função de Secretário Executivo da CNBB pelos bispos do Regional.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com o sucesso do Encontro Anual da Pastoral Carcerária no Regional Oeste 2, reconhecendo a importância desse trabalho essencial no cuidado, apoio e evangelização dos irmãos e irmãs que se encontram privados de liberdade. A CNBB está comprometida em acompanhar e apoiar as ações da Pastoral Carcerária em todo o país, visando a promoção da dignidade humana, a justiça restaurativa, a garantia de direitos e a reconciliação e reinserção social.

.

.

.

Com informações e fotografias: ASCOM RO2