Cerimônia ecumênica e inter-religiosa abre terceiro dia do evento no Centro de Eventos Santa Terezinha, a Casa Comum do 15º Intereclesial.
Dom Maurício, bispo anfitrião, pede “comunhão e orações” também aos católicos que não estão no encontro.
Um momento de orações e cânticos com características ecumênica e inter-religiosa (com participação de lideranças luterana, batista e de religiões de matriz africana), marcou a abertura do terceiro dia do 15º Intereclesial das CEBs, no Centro de Eventos Santa Terezinha (CEST), a Casa Comum, em Rondonópolis (MT), na manhã desta quinta-feira, 20/07.
Ao som de um misto musical de cânticos religiosos, ciranda e até com música de Gilberto Gil (Andar com fé), e uma exortação de se “aceitar a todos”, o evento marcou mais um passo da dinâmica do encontro, chamado de “iluminar” através da Palavra de Deus.
Ainda no período da manhã, pela dinâmica do Intereclesial, os participantes partilharam o que foi discutido no “ver”; e tendo como pauta base os assuntos centrais do encontro que são a educação, a ecologia integral, a economia de Francisco e Clara, o poder e a sinodalidade na Igreja e a dimensão político-social. “Um primeiro momento foi o ‘ver’ e hoje é o dia do ‘iluminar’. Com a Palavra de Deus, nós vamos encontrando pistas para fortalecer e encontrar o agir da vida das CEBs no Brasil”, explicou o bispo anfitrião do encontro, Dom Maurício da Silva Jardim.
AVALIAÇÃO – Dom Maurício também avaliou como positivos os resultados atingidos na primeira metade do encontro das Comunidades Eclesiais de Base. “No rosto das pessoas a gente vê a alegria; é gente de comunidade que está aqui… Tenho conversado com muitos cristãos leigos e leigas, religiosos, padres e bispos; a gente vê e sente que esse tipo de encontro, realmente fortalece a missão da Igreja no Brasil. Estou muito contente em poder acolher este encontro”, afirmou o bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, lembrando seu antecessor, que o aceitou., há cinco anos, com o compromisso de sediar o Intereclesial. Segundo Dom Maurício, foi Dom Juventino quem aceitou e trouxe para Rondonópolis o 15º; hoje, como bispo, estou apenas cumprindo e honrando o que Dom Juventino quis: fortalecer a vida das comunidades.
INFORMAÇÃO E ORAÇÃO – Em entrevistas concedidas a Rede Aparecida de Rádio e TV Evangelizar, Dom Maurício, também, pediu que os católicos que não participam do encontro estejam em comunhão com o 15º Intereclesial. “Para quem não está conosco, acompanhe pelas redes sociais da Diocese e das CEBs no Brasil, rádio e TV, as notícias certas e verdadeiras para entender a dinâmica desse encontro. Eu também peço que rezem e estejam em comunhão conosco, porque a nossa vida cristã é uma vida em comunidade; não existe fé sem comunidade. Então vamos juntos, construir essa Igreja missionária e sinodal”, afirmou Dom Maurício.
Por Nilton Mendonça / Comunica15
Fotos / Comunica15