A cidade de Rondonópolis, no coração do Mato Grosso, testemunhou um evento histórico nos dias 23 e 24 de setembro, quando a Diocese de Rondonópolis/Guiratinga sediou o 1º Congresso Regional Missionário do Mato Grosso. O evento reuniu aproximadamente 80 missionários e missionárias, representantes das dioceses que compõem o Regional Oeste 2 da CNBB.
O congresso teve como assessor o bispo local, Dom Maurício da Silva Jardim, também referencial para as missões no Regional e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. O encontro foi uma preparação essencial para o 5° Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus em novembro próximo.
Uma das temáticas centrais abordadas por Dom Maurício durante o congresso foi o compromisso de cada igreja local com a missão universal. Ao longo das jornadas de reflexões, estudos, orações e partilhas, os participantes mergulharam nas questões fundamentais que envolvem o papel da Igreja local na experiência da missão, tema esse que está em sintonia com o texto-base do 5º CMN.
O ponto culminante do Congresso foi a leitura da Carta Compromisso, na qual foram destacados os compromissos assumidos pela Igreja Regional do Mato Grosso para a ação missionária. Essa carta, além de servir como um guia para a ação futura, também reforçou o espírito de unidade e propósito compartilhado pelos participantes.
CLIQUE AQUI, PARA LER A CARTA NA ÍNTEGRA!
O 1º Congresso Regional Missionário do Mato Grosso representa um marco significativo no caminho da evangelização e do compromisso missionário da Igreja no Estado. Ao reunir lideranças e membros de diversas dioceses, pastorais, organismos, movimentos e serviços, o encontro fortaleceu os laços entre as comunidades e preparou o terreno para um engajamento mais profundo na missão da Igreja Universal.
O compromisso desses missionários e missionárias demonstra a dedicação contínua da Igreja Católica em cumprir sua Missão de amor, compaixão e serviço aos necessitados, levando a mensagem do Evangelho a todos os confins do mundo.
Rogamos a Maria, a grande Missionária do Pai, que nos acompanhe na vida e na missão do anúncio do Reino a todos que encontrarmos em nosso caminhar.
.
.
.
Por Ir Flávia Luiza, ddp – Assessoria de Comunicação do Regional Oeste 2 – ASCOM