No sábado, 30 de setembro, às 22h, a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil promove, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a vigília: “Juntos rezando pelo Sínodo”, com transmissão ao vivo pelo youtube e rede sociais da Conferência. Trata-se de uma ação para estar em sintonia com a realização da XVI Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, o Sínodo sobre a Sinodalidade, cuja primeira sessão da fase da etapa universal acontece de 4 a 28 de outubro deste ano, em Roma, da qual participarão de 13 brasileiros.
No mesmo dia, acontece o “Together” em Roma, uma vigília de oração ecumênica na presença do Papa Francisco e de representantes de diferentes Igrejas, para unir louvor e silêncio, na escuta da Palavra organizado pela Comunidade Taizé. Em diferentes partes do mundo serão realizadas vigílias de oração como sinal de comunhão com os reunidos em Roma e para rezar pela fase universal do processo sinodal.
Na CNBB, o momento de oração, ao redor da Palavra de Deus, será presidido pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e contará com a presença de assessores, missionários e famílias. A vigília seguirá o roteiro elaborado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo em vista de vivenciar a experiência do “Together”, convocada pelo Papa Francisco como forma de estar em sintonia com . A sugestão foi enviada aos coordenadores das Equipes Diocesanas de Animação do Sínodo 2021-2024.
Acesse o roteiro (aqui)
O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e também membro da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, padre Jânison de Sá reforça que será um momento para estar em comunhão com toda a Igreja universal. Padre Jânison afirmou que o objetivo da vigília é envolver todos os cristãos em um momento de oração juntos no caminho da unidade e comunhão eclesial.
“O Caminho sinodal favorece o envolvimento de todas as igrejas locais no caminho de conversão, fortalecimento do diálogo e na urgência de caminharmos juntos. Nossos bispos estarão em Roma participando da Vigília com o Papa Francisco e nós estaremos rezando pelo bom êxito da primeira sessão da etapa universal do Sínodo”, ressaltou.
A assessora da dimensão bíblica da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e também integrante da Equipe de Animação do Sínodo, Mariana Aparecida Venâcio, reforça que a iniciativa partiu de um convite do Papa Francisco. “O convite do Santo Padre ao Together nos ajuda a aprofundar a compreensão de que o caminho sinodal da Igreja também significa a união de intenções e de propósitos que têm seu fundamento em Jesus Cristo”, disse.
Segundo ela, os cristãos e católicos, espalhados pelo mundo inteiro, estão unidos aos delegados sinodais, tanto por meio da oração, pedindo a luz do Espírito sobre a sessão sinodal, quanto na medida em que “nossa voz ressoa nas partilhas que eles oferecerão durante os trabalhos do sínodo”.
Participantes brasileiros na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo
– Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG)
– Dom Joel Portella Amado, bispo-auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
– Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP)
– Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
– Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA)
– Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF)
– Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB e do Celam
– Maria Cristina dos Anjos da Conceição – Cáritas Brasileira
– Sônia Gomes de Oliveira – presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
– Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia (BA)
– Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica
– Padre Adelson Araújo dos Santos
– Padre Agenor Brighenti
– Padre Miguel Martin
.
.
.
Com informações: cnbb.org.br