No último dia 07 de abril, sexta-feira da Paixão do Senhor, o Padre Antonio Mendes, Ir Creidinete, Noviça Maria Antônia e a Postulante Diênica, estiveram na Aldeia Santana com os indígenas Bakairi.
A Aldeia Santana está no território da Diocese de Diamantino – Mato Grosso, e há décadas é atendida pastoralmente por padres e irmãs da Diocese.
Esta visita, especificamente, foi um momento muito especial. A Ir Creidinete, que também tem raízes indígenas, pode promover com os Bakairi momentos de troca de experiência acerca da piedade e devoção em torno desse dia Santo, bem como se servir do canto e das meditações da Via – Sacra, contemplando as dores e a entrega por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em cada estação meditada, trazia-se para a realidade da Aldeia, refletindo sobre seus sofrimentos, quedas e injustiças sofridas. E isso se tornava motivação para as orações e súplicas; rezava-se as necessidades do próprio povo que ia vendo e constatando na sua própria história e vida, a Páscoa de Cristo.
As estações foram rezadas nas casas que iam sendo também abençoadas e aspergidas, com rituais também próprios da cultura.
Enfim, uma Sexta-Feira Santa diferente junto dos Indígenas; o Padre e as Irmãs Discípulas do Divino Pastor fizeram uma experiência fecunda dentro da dinâmica da enculturação.
E os indígenas Bakairis sentiram-se contemplados no valor e na importância por terem sido incluídos dentro da programação paroquial deste dia.
.
.
.
Com informações: ASCOM RO2