A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, a reunião da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha, projeto que contribui com a formação de seminaristas nas dioceses mais pobres do país. O bispo de Primavera do Leste – Paranatinga (MT) e novo presidente da Comissão, dom João Aparecido Bergamasco, contou que a iniciativa “é a pupila dos olhos da CNBB”.
“Sempre esse momento da reunião, ele expressa um pouco aquilo que é a comissão, essa comunhão. Nós avaliamos o projeto, olhamos também essa riqueza da contribuição para as dioceses formarem os seminaristas. Nós também conversamos sobre o sentido deste projeto, tendo presente que ele é a pupila dos olhos da CNBB, pois manifesta, a nossa comunhão e manifesta também essa dimensão da fraternidade que é a partilha”, disse dom Bergamasco.
O projeto Comunhão e Partilha arrecada a oferta de 1% da renda ordinária fixa por parte de todas as arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil. Esse fundo é destinado para custear a formação de seminaristas nas dioceses e prelazias mais pobres.
“Nós sabemos o bem que esse projeto faz para tantas dioceses mais pobres na ajuda da formação dos novos presbíteros. Então, nossa reunião ela também tem esse diálogo, esse aprofundamento e essa busca de viver e testemunhar a comunhão e a partilha de todos os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, sublinhou dom João.
Ele destaca dessa experiência de partilha entre os membros da Conferência que o mais importante é a “contribuição generosa das dioceses”. Com o papel de arrecadar os recursos e fazê-los chegar às dioceses, a Comissão também registra o retorno positivo dos bispos que recebem a contribuição. E
“Nós recebemos cartas, ouvimos dos bispos: ‘olha, minha diocese, graças a esse projeto, ela pode formar os seus presbíteros’. Isso enche o nosso coração de alegria e nos dá certeza de que nós estamos realizando, coordenando um projeto que faz um bem muito grande para a Igreja no Brasil”, contou.
Compõem a Comissão para a Comunhão e Partilha: o presidente, dom João Aparecido Bergamasco; o bispo de São José dos Campos (SP), dom José Walmor Cesar Teixeira; e o bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães. O padre André Luís do Vale é o assessor.
Também participaram da reunião desta quinta-feira, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e o ecônomo da Conferência, monsenhor Nereudo Freire Henrique.
.
.
.
Com informações: cnbb.org.br