05/09/2017 Pastoral Familiar se reúne em Cuiabá para XV Congresso Nacional Capital do Mato Grosso vai receber participantes de todo o Brasil

Capital do Mato Grosso vai receber participantes de todo o Brasil para momento de comunhão e reflexão sobre temáticas relevantes ligadas à atuação junto às famílias.
Mais de 1000 agentes da Pastoral Familiar estarão no coração do Mato Grosso para o XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar. De 8 a 10 de setembro, o Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), será a sede deste momento de comunhão e reflexão. Serão participantes de todo o Brasil, entre agentes da Pastoral Familiar, os bispos referenciais e os bispos do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres e religiosos.
O tema do congresso está em sintonia com as demais reflexões da Pastoral Familiar durante este ano de 2017: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O lema é uma iluminação bíblica: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14). A programação conta com nove palestras cujas temáticas se encontram nos campos de atuação da Pastoral Familiar e que se apresentam no contexto atual de evangelização na Igreja e atuação na sociedade. Serão realizadas celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, momentos culturais e de oração, além de testemunho.

Palestras
Serão abordados os três setores da pastoral com as exposições “Pré-Matrimônio: importância da Iniciação Cristã para o Matrimônio”, “Pós-Matrimônio: como acompanhar, discernir e integrar” e “Casos Especiais: Caminhos pastorais”. Na perspectiva da formação, haverá a palestra “INAPAF: importância da formação nos regionais e dioceses”.
As reflexões sobre temáticas atuais serão apresentadas nas seguintes conferências: “Parceria entre o Tribunal Eclesiástico e a Pastoral Familiar”, “Adoção: amar, acolher e cuidar”, “Família Missionária” e “Pessoa idosa na família, na sociedade e na Igreja”.

Preparação
O coordenador da equipe dirigente do congresso, João Nohama, que desempenha esta atividade ao lado de sua esposa, Acidália de Sousa Nohama, afirma que a preparação do evento está sendo um grande aprendizado: “nos ensina e nos mostra o caminho a seguir sempre mantendo o foco”. Para ele, que atuou em um grupo de cerca de 400 pessoas na organização do Congresso e atividades relacionadas, o trabalho em equipe é muito importante, “pois todos são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso, e quando todos assumem com determinação e amor, Deus está presente e tudo acontece conforme a Sua vontade”.

Confira a programação do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

 

Abaixo, faça o download correspondente: