O Regional Oeste 2 manifesta profunda gratidão à Irmã Maria de Nazaré Lima, FMA pelos seis anos em que esteve à frente da articulação e animação da Rede ‘Um grito pela Vida’ (GPV) a nível de Mato Grosso. A Rede GPV trata-se de uma iniciativa intercongregacional ligada à CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), comprometida com a erradicação do tráfico de pessoas, onde Religiosas e Religiosos, Leigas e Leigos voluntários se dão as mãos como forças vivas e ativas da Igreja na sociedade, para construir redes de proteção, defesa e promoção da vida ameaçada pelo tráfico humano de qualquer natureza.No último dia 02 de abril/2025, em reunião na Sede Regional da CNBB em Cuiabá, uma nova equipe de animação da Rede no MT foi assim constituída:
– Animador de Comunicação e Coordenador Regional: Prof. Cristóvão Almeida, voluntário leigo;
– Representante e articuladora junto à CRB Regional: Ir. Maria Regina de Oliveira, DP;
– Integram a Equipe: Ir. Zilda Maria Veloso MBJ, Sra. Dulce Regina Amorim – responsável pela Incidência Política e Sr. Manoel Tarcízio Villanova – responsável pela Tesouraria;
– E ainda, uma Comissão de Apoio: Ir. Maria Monteiro Botelho MBJ, Ir. Maria Thereza Arruda CIC, Mário Márcio Silva Vieira, Sr. Manoel Francisco da Silva Junior (CONEG) e Sra. Tânia Norberto (ADMA/Família Salesiana/FS). O Grupo RGPV aguarda ainda um/a participante para assumir a Secretaria e outro para o Setor de Projetos.
É justo reconhecer a grandeza e importância dessa Rede em nosso Regional, com ações de defesa, proteção e promoção da dignidade da Vida, principalmente em situações de vulnerabilidade e de ameaças pelo tráfico humano em MT.
Destaca-se como grande contributo para a atuação e visibilidade da Rede GPV, a proximidade e parceria com o Comitê de Estado de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado de Mato Grosso (CETRAP) que, inclusive coopera muito pela disponibilização de estatísticas, relatórios, mapeamentos e indicações de campos emergenciais de ação.
Que Santa Josefina Bakhita, padroeira das pessoas traficadas, nos ajude a sermos instrumentos de cuidado e de justiça, comprometidos em erradicar o tráfico de pessoas. Inspire em nossos corações a compaixão e o compromisso com a dignidade de cada pessoa, especialmente os mais vulneráveis. E que, por sua intercessão, possamos todos encontrar a liberdade e viver em paz.
.
.
.
Com informações: Secretariado Executivo do Regional Oeste 2